expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 24 de janeiro de 2010

Colônia de Férias dos Idosos em Farol classificada como "hotel dez estrelas"


Reativada este ano pela prefeitura, a Colônia de Férias dos Idosos, em Farol de São Tomé, está sendo apontada como melhor opção de verão pelos integrantes dos Clubes da Terceira Idade. A secretaria municipal de Família e Assistência Social fez uma programação especial, com atividades que proporcionam bem estar físico e muita diversão para os grupos.
Por sorteio, foi definida a ordem de visitação de 22 grupos da Terceira Idade na colônia, oficialmente aberta dia 5 de janeiro e que se estenderá até 27 de fevereiro. A programação cobre 30 horas de estada para cada grupo, com a visita começando às 8h e indo até às 14h do dia seguinte. A colônia tem 40 acomodações e oferece café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e um ceia, com chás e biscoitos leves, antes de idosos se recolherem aos quartos. O cardápio é definido pelo Departamento de Nutrição da secretaria e a comida, preparada no local.
Também há uma unidade de saúde, inclusive, com fisioterapia, na colônia. Os idosos, conforme informação da coordenadora Rita de Cássia Rangel, participam de atividades físicas, como tai chi chuan, dança sênior, ginástica reformulada, hidroterapia e contam com mesas para jogos de sinuca e tênis de mesa, entre outros. Mas o que eles não dispensam é um "binguinho" e um violão, para poderem soltar a voz.
- A equipe é ótima. Eles têm o cuidado de fazer a comida sem muito sal e gordura; falamos que estava muito calor, e logo trouxeram mais ventiladores, temos atendimento médico, brincadeiras. O professor de hidroginástica também toca violão e, aí, improvisamos uma cantoria, uma seresta, que todo mundo adora. Meus pais não puderam contar com um espaço como este. Nós dizemos que isso aqui é um hotel 10 estrelas - elogiou Conceição Ferreira, 70 anos, do grupo Direma Quintaninha, de Farol.
Ivete Ribeiro da Silva, 69 anos, confirma. "Nós sabíamos que a prefeita Rosinha ia ter um cuidado especial com os idosos e aqui somos muito bem tratados. Também participamos dos programas que as outras secretarias realizam no Farol, mas o que eu mais gosto é do bingo aqui na colônia, jogar umas moedinhas para ver quem ganha mais. Essa colônia é uma maravilha. Se eu pudesse, morava aqui".
Os idosos não deixaram o secretário Henrique Oliveira, que foi vistoriar os serviços esta semana, sair sem uma homenagem. Foi a chance de os "cantores" do Direma Quintanilha se apresentarem. "Ainda estamos fazendo alguns acertos, providenciando os consertos necessários. A piscina não funcionava e vamos colocar uma barra, como um corrimão, para os idosos com problemas de locomoção terem segurança na hora da hidroginástica ou quando quiserem se refrescar. O importante é que a Colônia de Férias de Farol está funcionando bem e atendemos às reivindicações dos Clubes da Terceira Idade, que estão aproveitando o verão", falou o secretário.

Nenhum comentário :

Postar um comentário