expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Farolzinho de São Tomé o primeiro Farol aqui da praia. Você o conhece?

Farolzinho de São Tomé, conhecidamente como apenas Farolzinho. É um Farol a mais de apoio aqui na praia do Farol de São Tomé. Construído com a finalidade de auxiliar a orientação nas navegações da costa oceânica da região em 1882. 
O Farolzinho Funciona com energia solar. Suas proporções e alcance do feixe de luz o tornaram obsoleto, fato que motivou a construção do novo farol cuja construção e localização deram origem e fama à Praia do Farol. A visitação é apenas externa e a vista panorâmica é bastante interessante.




Localizado estrategicamente, o Farolzinho fica na beira da estrada que liga o Xexé(praia do Farol) a praia do Açú. A sua localização fica bem na curva do mapa do Brasil. Ali, sua extensão de areia é bem adentro do mar, ou, no mínimo dá entender isso. Por conta dessa curva a praia do Farol de São Tomé, em alguns mapas mundiais e de navegação é conhecida também como "Cabo de São Thomé".
A sua importância algumas décadas atrás cresceu com o intenso tráfego de embarcações de apoio às plataformas submarinas de petróleo.



O Farolzinho de São Tomé é tombado como patrimônio municipal pelo COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal.
Veja o vídeo que publicamos na nossa página no Facebook dando dicas de como chegar e imagens atuais do Farolzinho:

Como chegar: Para chegar até o Farolzinho você tem que seguir em direção ao norte da praia que é no sentido para a praia do açú. Quando o asfalto (avenida atlântica) "acabar" você continua seguindo, agora na estrada de chão vermelho. Depois de uns 3 minutos você vai se deparar com o Farolzinho que está localizado no lado direto, no seu sentido norte. Bom passeio! 




Um comentário :

  1. GostariGostaria de saber sobre o primeiro farolzinho que ficava próximo a Lagoa do Açu também conhecida como Maria da Rosa.

    ResponderExcluir