expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O Ministro da Pesca e Aqüicultura Marcelo Crivella, Prefeita Rosinha e o engenheiro Orlando Longo, assinaram o documento, o da ponto de partida para elaboração do projeto executivo da construção do Terminal Pesqueiro do Farol-Barra do Furado

A Prefeita Rosinha Garotinho recebeu nesta sexta-feira (06), na sede da Prefeitura, o ministro da Pesca e Aqüicultura, Marcelo Crivella, além de técnicos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFR-RJ). O ponto alto da reunião foi a assinatura de documento, ponto de partida para elaboração do projeto executivo da construção do Terminal Pesqueiro do Farol-Barra do Furado que, conforme assegurou o ministro, repassará R$ 11 milhões para execução. A prefeita e o ministro falaram sobre a importância da parceria entre os governos para tirar o projeto do papel, esperado há mais de 40 anos pelos pescadores.

O documento foi assinado pela Prefeita Rosinha, pelo Ministro Crivella e pelo engenheiro Orlando Longo, que representou a reitoria da UFR-RJ. Rosinha assinou como testemunha do acordo de cooperação técnica da UFR-RJ com o município, com o governo do Estado e com o governo federal, que participa do projeto através do Ministério da Pesca e Aqüicultura. O ministro recomendou aos técnicos da universidade que tomem o projeto básico do Terminal Pesqueiro, já elaborado pela Prefeitura de Campos e que, inclusive, já obteve a licença ambiental prévia, para dar celeridade ao projeto. “Quero retornar aqui dentro de quatro meses para assinar o convênio de operação do Terminal Pesqueiro”, anunciou Crivella.

Além do ministro e da prefeita, constaram no rol de autoridades o vice-prefeito e secretário de Saúde de Campos, Francisco Arthur de Oliveira, o Doutor Chicão; o secretário de Pesca e Aqüicultura de Campos, Carlos Henrique de Souza; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe dos Santos Peixoto; o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Edson Batista; o secretário de Agricultura do Estado, Henrique Monfort; a superintendência de Pesca do Ministério, Sueli Amaral; o presidente da Colônia de Pesca Z-19 no Farol de São Tomé, Rodolfo Ribeiro; e o presidente da Federação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, José Bonifácio. Presidentes de Colônias de Pesca e de associações de pescadores, secretários e vereadores prestigiaram o ato.

A Prefeita Rosinha declarou que desde que fora governadora sonhava em construir um Terminal Pesqueiro para mudar a realidade do trabalho difícil e arriscado dos pescadores do Farol que, devido à falta de um terminal, há décadas se arriscam na entrada e saída do mar, com barcos puxados por tratores.