expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A praia do Farol vai ganhar um Terminal Pesqueiro com uma área de mais de 154 mil metros quadrados. Leia e intenda:

A construção do Terminal Pesqueiro, para atender aos profissionais da pesca aqui da praia do Farol  e da praia da Barra do Furado, está em fase de elaboração na Prefeitura de Campos. Para viabilizar a execução do projeto tão sonhado pelos 400 pescadores da Colônia Z-19, a prefeita Rosinha Garotinho publicou no Diário Oficial do dia 27 de junho, o decreto 145/2013, que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, parte de uma fazenda localizada em Barra do Furado, margeando o Canal das Flechas.
O secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto, destaca que além de providenciar a elaboração do projeto e declarar área de mais de 154 mil metros quadrados para a construção do Terminal Pesqueiro, que será dotado de infraestrutura completa, a prefeita Rosinha Garotinho tem buscado parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, conforme pedido feito diretamente pela prefeita ao ministro Marcelo Crivela.
O artigo 1º do decreto 145/2013 define o imóvel que será desapropriado, com área de 154,6 mil metros quadrados, em caráter de urgência, para implementação do Terminal Pesqueiro em Farol de São Tomé, integrado ao Complexo Portuário Farol-Barra do Furado.
O assunto tem estado na pauta de reuniões de trabalho do secretário de Pesca e Aqüicultura, Vieira Reis. Em atendimento às diretrizes da prefeita Rosinha Garotinho, Vieira Reis já realizou reunião com o secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto; com o secretário de Meio Ambiente, Zacarias de Albuquerque; e com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira.
-O Terminal Pesqueiro será feito paralelamente à construção do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado. A recomendação da prefeita Rosinha Garotinho é que a desapropriação e todas as providências para tornar este projeto realidade sejam adotadas de forma urgente – diz o secretário Vieira Reis.
Ele informa que Campos vai contar com investimentos do Ministério da Pesca, conforme entendimento da prefeita Rosinha com o ministro Marcelo Crivella, em Brasília. O secretário lembra que já esteve em Campo, uma equipe técnica do Ministério, por determinação do ministro Crivella. “A equipe ficou impressionada com as potencialidades que Campos tem para desenvolver a pesca artesanal e industrial”, destaca.
- A construção do Terminal Pesqueiro é um sonho que vai inclusive, dotar o município de infraestrutura para a pesca industrial e dinamizar bastante o setor, com mais geração de empregos. Assim, o governo cumpre papel social importante, ao mesmo tempo que fortalece a economia, com políticas de desenvolvimento sustentável-, completa o secretário de Pesca e Aqüicultura, Vieira Reis.