expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mais uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta no Farol



O animal está na praia do Xexé, em Farol de São Tomé, em Campos. Foi a quinta morte nesta temporada de migração. A prefeitura prometeu retirar a carcaça hoje cedo. O filhote de jubarte de aproximadamente oito metros de comprimento já está encalhado há pelo menos dois dias na praia, segundo os pescadores.

De acordo com os biólogos, durante o inverno,as baleias costumam migrar do Pólo Sul para Abrolhos, na Bahia, passando bem próximo da costa. No percurso, algumas costumam ficar pelo caminho. O mar agitado e as ondas fortes arrastaram o animal para a praia. Ocorpo já estava em decomposição mas o mau cheiro não afastou os curiosos. Mas alguns banhistas reclamaram da demora na na retirada do animal da praia.

De acordo como Instituto Baleia Jubarte, só este ano já foram registradas 44 baleias encalhadas no litoral brasileiro. O secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, disse que está tentando deslocar retroescavadeiras para o local para enterrar a baleia na praia mesmo. Uma equipe do Projeto Tamar vai acompanhar a operação para que ela seja enterrada em um local onde não atrapalhe a desova das tartarugas marinhas.

2 comentários :