sábado, 22 de setembro de 2012

Início do horário de verão 2013


horário de verão é uma medida adotada por inúmeros países ao redor do mundo, que tem como objetivo a economia de energia durante a época do ano em que os dias são mais longos e as noites mais curtas, que estão compreendidos entre a primavera e o verão. Esses dias são mais iluminados devido à angulação do planeta com relação aos raios do sol, e a fórmula do horário de verão consiste em adiantar o horário local em uma hora, para aproveitar mais a luz solar antes do por do sol, e evitar a sobrecarga do uso de energia durante o horário de pico, que fica entre as 18h e às 21h.

Entenda o horário de verão

Esta fórmula do horário de verão foi instituída pela primeira vez no ano de 1784, por Benjamin Franklin, nos Estados Unidos. A medida inicial era para que fosse economizada cera de vela, aproveitando a época do ano onde os dias eram mais longos e a luz natural do sol brilhava por mais tempo. Mas o governo americano não achou uma boa ideia, e o horário para o verão não vigorou por muito tempo. Posteriormente, depois de várias tentativas, ocorreu a primeira implantação oficial do horário de verão na Alemanha, em 1916, durante o período da primeira guerra mundial, para que fosse economizado carvão.

Horário de verão 2013 no Brasil

Já no Brasil, o horário de verão passou a ser utilizado entre os anos de 1931 e 1932, sofrendo uma parada de 18 anos, até que no ano de 1985 passou a ser utilizado todos os anos, devido ao início de queda das águas que abasteciam as usinas hidrelétricas.
Com a implantação do início do horário de verão 2013, ocorre uma economia de energia em torno de 4% a 5%, mas esta economia só é notada nas regiões mais afastadas da linha do equador, pois nessa área a incidência dos raios solares é praticamente a mesma durante o ano todo.
Horário de verão 2013 2
Horário de Verão 2013

Início do horário de verão 2012/2013 e estados que o utilizam

O horário do verão 2013 no Brasil terá início às 0h do dia 21 de outubro de 2012, quando os relógios das regiões que adotam o horário de verão devem ser adiantados em uma hora; e término a partir das 0h do dia 17 de fevereiro de 2013, quando os relógios destas mesmas regiões do país são atrasados em uma hora.
Esta data foi estipulada com base em um decreto, no ano de 2008, ainda na gestão do presidente Lula, que determina o início do horário do verão brasileiro no terceiro domingo do mês de outubro, e término no terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte, para que fosse mais fácil se programar anualmente para a mudança de horário. E como o país tem uma extensa área de região tropical próxima à linha do equador, apenas alguns estados utilizam o horário de verão 2013. Entre eles:
• Goiás;
• Mato Grosso;
• Mato Grosso do Sul;
• Distrito Federal;
• Minas Gerais;
• Espírito Santo;
• São Paulo;
• Rio de Janeiro;
• Paraná;
• Santa Catarina;
• Bahia;
• Rio Grande do Sul.
Ainda tem dúvidas sobre o horário de verão 2013?
Fonte: Site Vai Com Tudo.