expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 27 de abril de 2010

Hiperdia na Colônia da Terceira Idade do Farol


Esta terça-feira (27) foi dia de atendimento com o Programa de Prevenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes (Hiperdia) na Colônia da Terceira Idade da praia do Farol de São Thomé, em parceria com o Departamento do Idoso da secretaria de Saúde. Das 12 às 17h a equipe formada por 5 técnicos , um cardiologista e um endocrinologista, atendeu os usuários da colônia. Além da aferição de pressão, os profissionais orientaram a todos sobre os riscos da doenças e como deve ser feito o tratamento.

Durante o evento foram feitas verificações de pressão arterial, teste de glicemia, atendimentos médicos, exames de eletrocardiograma e orientação sobre hipertensão arterial e diabetes. Foram atendidas cerca de 80 pessoas. “Esse número se deve à visita de idosos da Colônia do Centro de Campos, que ficam no Farol até está quarta-feira e também foram atendidos. Desse total de atendimentos constatamos 20 casos de hipertensos”, disse a técnica em enfermagem, Flávia Pessanha.

O objetivo do programa é fazer com que as pessoas estejam informadas a respeito das doenças e possam ter melhor qualidade de vida. Durante as ações são feitos cadastros de pessoas que não sabiam que tinham diabetes. “Essas pessoas são encaminhadas às unidades de saúde do município e o cadastro é enviado ao Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora do Programa, Maria Fernanda Gomes, lembrando que o diabetes é uma doença assintomática.

Nenhum comentário :

Postar um comentário