expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Conheça as tradições de Ano Novo.


Entra ano, sai ano e os costumes de réveillon não mudam. A estudante Andressa Flores, 18 anos, conta que, assim como muitos brasileiros, tem alguns hábitos no ano novo. “Eu pulo as 7 ondas. É mais por diversão e pelo clima de positividade, para ter coisas boas no outro ano”, diz. Mas você sabe o porquê de cada um dos rituais praticados na noite de 31 de dezembro? Então preste atenção nessa matéria e prepare-se para atrair ótimas energias em 2011.
Fogos de artifício: a tradição dos fogos de artifício no réveillon veio do oriente médio. Do outro lado do mundo acredita-se que o barulho dos fogos espanta os maus espíritos. Então a meia-noite vale todo e qualquer barulho, apitos, buzinas e até gritos, para entrar em 2011 com toda positividade.
Cores: a primeira cor que vem à cabeça quando se fala de réveillon é o branco, mas muita gente opta por colorir a virada de ano acreditando no poder de cada cor. As mais comuns são o vermelho, que simboliza paixão, amarelo, que lembra riqueza e prosperidade, o rosa, para quem quer encontrar um amor, o azul, que remete a tranquilidade e o laranja, que passa energia.
Champanhe: o champanhe é escolhido como a bebida do ano novo por que se acredita que quando ele é estourado, atrai glamour e prosperidade para o ano que se segue.
7 ondas: umas das mais tradicionais simpatias de réveillon tem origem em religiões como a umbanda e o candomblé. Pular as 7 ondas ajudaria a invocar os poderes de Iemanjá, deusa do mar, que purifica e nos dá força para vencer os obstáculos do ano que está por vir.
Lentilha: um dos pratos típicos da virada de ano é a lentilha. Como o grão cresce quando é cozido, acredita-se que ele atrai crescimento e fartura. Além de comer, muitas pessoas guardam grãos de lentilha na carteira para atrair dinheiro.
Porco assado: outro prato típico da culinária de réveillon é o porco assado. A crença é de que, como o animal fuça sempre para frente, comê-lo na noite de 31 de dezembro traz prosperidade para o ano que se inicia.
Comer 12 uvas: originado na Espanha, esse costume surgiu em 1909, quando o país teve uma grande safra de uvas, que foram distribuídas entre a população para que no ano seguinte eles tivessem a sorte de repetir a colheita. Hoje a tradição diz que se deve comer 12 uvas nas 12 últimas baladas do relógio na véspera do ano novo para atrair sorte.

Fonte: Blog da Maya

Nenhum comentário :

Postar um comentário