Para quem gosta de tecnologia, no estande da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na orla da praia do Farol de São Tomé, está acontecendo a exposição “Vem ver o que eu fiz com o seu celular”, do artista plástico Ricardo Salgado. São miniaturas de helicópteros e insetos cibernéticos, além de uma mini plataforma de petróleo e do robô batizado de “Restto”, tudo feito com materiais eletrônicos reciclados.
Segundo Ricardo, para confeccionar as miniaturas foram utilizados celulares, barbeadores descartáveis, CDs, placas e circuitos, aparelhos de som, DVDs, joystick de videogames e elementos periféricos de computador, como mouses e teclados. Para as hélices dos helicópteros, o artista plástico aproveitou filmes de raio-x e, para que as hélices permanecessem girando, Ricardo usou motores internos de rádio e DVD energizados por carregadores de celular.
João Francisco Alves, oito anos, ficou encantado com os elementos expostos no estande. “Queria levar um helicóptero desse para casa”, brincou. O casal Victor Souza, 22 anos e Bruna Tavares, 17 anos, também acharam as miniaturas muito interessantes. “É incrível ver como o artista transforma o lixo, que poderia prejudicar a natureza, em arte”, finalizou Victor.
O trabalho de Ricardo Salgado é conhecido nacionalmente e, em abril, o artista plástico fará outra exposição no Instituto Federal Fluminense (IFF). Ricardo também foi convidado pelo diretor do IFF campus Centro, Jefferson Azevedo, e pela Agência Espacial Brasileira para confeccionar uma réplica do satélite Nano, que será enviado ao espaço este ano.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário