expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Prefeitos se reúnem em Barra do Furado


O prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, e o prefeito de Campos dos Goytacazes, Nelson Nahim reuniram-se nesta quarta-feira (dia 20) em Barra do Furado, com o engenheiro australiano Greaeme Macllwain (criador do sistema sand by pass). O engenheiro veio conhecer o local onde será construído o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, especialmente como e onde será implantando o sistema sand by pass (estrutura para transpasse de sedimentos).

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada com o consórcio Terra Mar, composta pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e Grupo OAS, em setembro na Feira Rio Oil e Gas Expo and Conference. A responsabilidade do Consórcio é entregar em 18 meses a conclusão das obras para a implantação do by pass e a dragagem do Canal das Flechas. Segundo o prefeito Armando, a primeira etapa da ordem de serviço prevê exatamente o estudo e a análise do tipo de areia, aguá e disposição do vento para que tudo seja feito da maneira correta. E, por isso, o engenheiro Greaeme foi convidado a visitar o local.

“As estruturas feitas na Austrália são muito parecidas com a que será implementada em Barra do Furado, até mesmo em termos de tamanho do empreendimento. Analisando o projeto, com certeza o sistema sand by pass será bem sucedido da maneira como está sendo planejada e que será posteriormente executada”, ressaltou o engenheiro Greaeme Macllwain.

“Como o projeto do Porto do Açu, o projeto do Complexo de Farol-Barra do Furado será responsável pelo desenvolvimento regional e sobretudo, o desenvolvimento de Quissamã e Campos em termos econômicos e sociais. Inclusive a tecnologia que será empregada neste projeto é pioneiro no Brasil ”, declarou o prefeito Armando Carneiro, seguido por Nelson Nahim. “Nós estamos viabilizando um estudo profundo de possíveis impactos sociais que podem vir a afetar tanto Barra do Furado quando o Farol de São Tomé, para que o desenvolvimento previsto para as duas cidades possam acontecer de forma organizada, com atenção especial para as áreas habitacionais, empregatícias e comerciais”, disse Nahim, informando que deverá ser criado uma estrutura que será responsável por essa questão .

Na ocasião, Armando ainda explicou que os pescadores não serão prejudicados com a instalação do estaleiro e da base de apoio off shore, pois os barcos poderão atracar no próprio Complexo, o que resolverá os problemas com atracagem que já há algum tempo atrapalha o trabalho dessas pessoas.

Estiveram também presentes à visita, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Haroldo Cunha Carneiro da Silva e o e o subsecretário Saulo Ramos. Ainda de Quissamã: o presidente da Empresa Municipal de Habitação, Francisco Siqueira Júnior e o secretário de Comunicação Social, Rodrigo Florencio; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo de Campos dos Goytacazes, Eraldo Barcelar; além de engenheiros das empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e Grupo OAS entre outras autoridades locais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário