
Os prefeitos de Campos, Nelson Nahim, e de Quissamã, Armando Carneiro, assinam nesta segunda-feira (13), às 14h, o termo de compromisso com as empresas STX Brasil Offshore, Clog Campos Logística Offshore e Alupar Investimentos S.A para a viabilização do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, entre os dois municípios. A solenidade acontece na abertura da Feira Rio Oil & Gas Expo and Conference, no Riocentro, no Rio de Janeiro, em estande montado pelos dois municípios na feira, que será realizada até 19 de setembro.
No mesmo dia, será assinada a ordem de serviço para a dragagem do Canal das Flechas, que vai dar início às obras do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado. Campos concluiu a licitação da dragagem, saindo vencedor o Consórcio Terra e Mar, no valor total de R$ 133,360 milhões, em que 70% serão arcados por Campos, e 30% por Quissamã.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo de Campos, Eraldo Bacelar, cita que o evento irá marcar o início das obras do complexo e da consolidação do projeto. “Estaremos dando uma demonstração aos principais investidores do setor de logística e de petróleo e gás da garantia de irreversibilidade do complexo, um projeto iniciado há 12 anos e que, agora, ganha um contorno mais definido”, declara Eraldo.
No consórcio intermunicipal do complexo, Campos fica responsável pela licitação das obras de dragagem e do sistema de by-pass, para transpasse de sedimentos no Canal das Flechas, com Quissamã conduzindo o projeto de recuperação dos moles de proteção da entrada da barra, que está em fase de licitação.
Ao enfatizar o potencial do complexo logístico e industrial, o secretário destaca que, no início do projeto, está prevista a geração de dois mil empregos diretos sendo que, até a consolidação do empreendimento, devem ser empregados cerca de 15 mil trabalhadores diretamente. “A área de Farol-Barra do Furado é a mais próxima dos principais campos de exploração de petróleo e iremos na feira Rio Oil & Gas expor o potencial dos dois municípios, nossas características econômicas”.
Durante a feira, será criada a Sociedade de Propósito Específico (SPE), anunciada pelos prefeitos Nelson Nahim e Armando Carneiro em encontro realizado em Campos, no dia 21 de agosto. O objetivo da criação da SPE é o de organizar uma estrutura ativa para o gerenciamento do empreendimento pelos dois municípios.
Nenhum comentário :
Postar um comentário