expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Tartaruga é encontrada morta aqui na orla do Farol de São Tomé.

Na manhã desta segunda-feira (26), foi encontrada na beira mar, próximo ao Lagamar uma Tartaruga da espécie Cabeçuda que tem o nome científico de Caretta caretta, com ferimentos em seu casco. A causa da morte deste animal não foi identificada até este momento.

Curiosidades desta espécie:
Nome Científico: Caretta caretta

Nomes comuns: Cabeçuda ou Mestiça

Status no Brasil: Ameaçada

Distribuição: Ocorre nos mares tropicais e subtropicais de todo mundo e também em águas temperadas

Habitat: Variável ao longo do ciclo de vida. Os filhotes e juvenis vivem em alto-mar; os adultos em áreas de alimentação situadas a profundidades entre 25 e 50m; sub-adultos têm sido capturados incidentalmente

Tamanho: Até 136 cm de comprimento curvilíneo de carapaça no Brasil

Peso: Média de 140 kg

Casco (carapaça): Carapaça óssea, com cinco pares de placas laterais (o que a diferencia das demais espécies), de coloração marrom-amarelado

Cabeça: Possui uma cabeça grande e uma mandíbula extremamente forte, com dois pares de placas pré-frontais e três pares de placas pós-orbitais

Nadadeiras: Anteriores/dianteiras curtas e grossas e com duas unhas; as posteriores/traseiras possuem duas a três unhas

Dieta: São carnívoras, alimentando-se de caranguejos, moluscos, mexilhões e outros invertebrados triturados com ajuda dos músculos poderosos da mandíbula.

Estimativa mundial da população: 60 mil fêmeas em idade reprodutiva

Curiosidades: No Brasil, as áreas prioritárias de desova estão localizadas no norte da Bahia, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e Sergipe.

Segue abaixo as fotos do animal morto que foi encontrado aqui na praia do Farol, e que foram registradas pelo "Mario Do Forró".





Troca de tiros em perseguição termina com 6 pessoas presas aqui na praia do Farol

Um homem e suas duas filhas, sendo uma delas adolescente, e outros três jovens foram conduzidos para a 134ª Delegacia Legal na manhã deste domingo (25/10). Os suspeitos foram flagrados em uma residência, em Farol de São Tomé, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão feito por policiais do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Farol e Serviço Reservado (P2).

Com a chegada dos policais à residência, que fica na Rua Milton Rondon, houve correria e um disparo de arma de fogo. O imóvel foi cercado e um suspeito detido no quintal com uma arma em punho. Outro correu para a rua, mas foi capturado, após a polícia efetuar um disparo para o alto. Já o terceiro homem foi detido no interior da residência, onde estavam as duas mulheres e uma adolescente.

Os suspeitos foram identificados como M.P.N., de 45 anos, que estava com um rifle calibre 44 e foi detido dentro do banheiro onde teria sofrido um corte no braço direito, porém sem gravidade; suas filhas: D.P.N, de 18 anos e a adolescente TP.N., de 16 anos.

Os outros detidos foram a jovem F.F.S., de 19 anos, além de L.D.M., de 26 anos, e G.A.C.B., de 20 anos. Os dois últimos estavam armados com revólveres calibres 32 e 38.

Durante a revista no imóvel foram apreendidos oito buchas de maconha; 40 papelotes de cocaína; uma pedra grande da mesma droga; 10 munições de calibre 44; cinco munições de calibre 32; quatro de calibre 28 deflagradas; uma de calibre 32 deflagrada, 12 munições de calibre 38; e material para embalar os entorpecentes.

Todo material apreendido e os suspeitos foram levados para 134ª Delegacia Legal do Centro.
Matéria extraída na integra do site Ururau. 

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

“Alô Juventudeee” - Nelson Príncipe Negro agitará o último sábado de outubro aqui da praia do Farol de São Tomé.


Querido por muitos e amado por muitos outros, o cantor que animou e ainda anima multidões volta na praia que te consagrou como o "Príncipe Negro" para relembrar os seus velhos tempos dos bailes que aconteciam aqui na praia. Com mais de 20 anos de carreia o Nelson Príncipe Negro, se apresenta no Clube Náutico do Farol, no dia 31 de Outubro, a partir das 23:30.

A entrada será paga e tem o valor de 20,00 reais antecipado e os sócios titulares não pagaram entrada e os dependentes pagaram a metade. Ingressos já estão sendo vendidos na secretária do Clube e carros do eventos.

O evento também contará com participações da dupla sertaneja Regis e Nando, Mc Pedrinha e participação de Fabinho do Arrocha.

ATENÇÃO: Temos a informação que nas instalações do Clube Náutico haverá uma grande boate na temporada de Verão. Fiquem ligados por aqui, pois a qualquer momento divulgaremos outras informações.  

        
A história de amor entre o Príncipe e o Farol começou há 22 anos, quando ainda jovem, Nelson chegou à praia para uma apresentação da sua banda baiana Frutos Tropicais, e nunca mais deixou a praia campista. Ao longo de 27 anos o Príncipe fez parte de inúmeras bandas, levando sempre sua maior marca, a alegria por onde passa.
O tempo parece não passar quando falamos de folia com o Príncipe Negro. Para ele muita coisa mudou, as gerações são outras, mas a alegria é sempre renovada a cada subida no trio. “A energia é tão positiva e a vibe é tão boa que não é a toa que são mais de duas décadas fazendo o carnaval do Farol. É sempre muita emoção”, declara Nelson.
              Essa entrevista completa você acha aqui 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Será que você conhece toda a história aqui da Torre do Farol de São Tomé? Descubra se realmente você sabe!

Campos dos Goytacazes-RJ Latitude: 22º 02',5 S Longitude 041º 03',1 W – Alcance Luminoso: 40 millhas Naúticas – Inaugurado em 29 de julho de 1882

Por volta de 1850, empresários envolvidos com o comércio e o tráfego marítimo reivindicavam a instalação de mais dois faróis na costa da Província do Rio de Janeiro. Os locais escolhidos eram a Ilha de Santana, próximo a Macaé, e SãoTomé. A esse último atribuiu-se a prioridade de implantação, devido aos baixios que de lá se estendem a até 10 milhas náuticas da costa. O Capitão-Tenente Francisco José de Freitas, primeiro Diretor da "Directoria de Pharóes", descreveu os baixios de São Tomé como "um sorvedouro perene de tantas embarcações, não obstante conhecida posição dos mesmos, assinalados nas mais antigas modernas cartas da costa".
O terreno adquirido para receber o farol tinha a vantagem de permitir boa visibilidade para o mar e distar apenas 13km da localidade de Santo Amaro. Essa proximidade facilitaria as comunicações dos faroleiros com a capital.
 Em 1881, iniciou-se a montagem de uma torre Mitchell, com 47 metros de altura, a primeira do gênero no Brasil. A data de sua inauguração, 29 de julho de 1882, foi especialmente escolhida para coincidir com os festejos do 36° aniversário da Princesa Isabel.
Curiosidade


A vida dos faroleiros e de suas famílias nunca foi das mais amenas. Eles moravam em dois pavimentos pequenos, construídos na própria torre do farol, a 12 metros do solo. Além do desconforto da altura e das escadas apertadas e íngremes, o areal que cercava a torre refletia a luz do sol e aumentava a sensação de calor.
Poucos dias antes do natal de 1889, o Diretor de Faróis, Capitão- Tenente Leopoldino José de Passos Jr., apresentou um relatório sobre sua viagem de inspeção a São Tomé , em que dizia estar impressionado com o dia-a-dia das famílias dos faroleiros e sugeria que fossem construídas casas separadas. Além do mais, a água usada na limpeza dos cômodos, quando jogada fora, escorria pela estrutura metálica da torre. A fumaça do fogão, além de sujar paredes e tetos, afetava o aparelho luminoso. Alguns anos depois, foram erguidas as casas "em terra firme", bem plantadas no solo.

Ludgero Rodrigues Arêas tornou-se um dos primeiros faroleiros de São Torné, cargo que assumiu em 1899. O interesse pela profissão foi repassado a seus descendentes, ano após ano. O último faroleiro da família Arêas a trabalhar em São Tome recebeu o mesmo nome de seu avô, pioneiro na profissão. Assim, Ludgero Arêas Crespo, admitido em 1942 e aposentado em 1969, encerrou a presença de 70 anos dos Arêas naquele farol.


O gosto pelo mar disseminou-se por outros membros da família. Um deles, Ivan Pereira Arêas, bisneto de Ludgero Rodrigues, crescido entre faroleiros, e hoje Vice-Almirante, titular da Diretoria de Hidrografia e Navegação, órgão ao qual estão vinculados todos os faróis do Brasil.
A França sempre liderou o mercado internacional de construção dos aparelhos lenticulares. A fábrica Barbier &. Fenéstre, inaugurada em 1862, em Paris, subsistiu, até cerca de 1970, como Barbier, Benard &. Turenne. Em 1877, os franceses já haviam exportado mais de 2.500 aparelhos.
Com criação da "Directoria de Pharóes", em 1876, por decreto imperial, o serviço de balizamento da costa dos portos passou por uma grande reforma. A administração ficou centralizada, mas execução dos trabalhos permaneceu sob responsabilidade das Capitanias dos Portos.
Os faróis são reflexo do engenho de nossa civilização. Suas torres, de pedra, concreto ou metálicas, são testemunho da evolução da arquitetura e da engenharia civil. Oequipamentos luminosos clássicos são obras-primas da ótica e da mecânica.

¹Fonte: DANTAS, Ney – LUZES DO NOVO MUNDO – Histórias dos Faróis Brasileiros; 1ª Edição – Rio de Janeiro, RJ 2002; Editora Luminatti.