expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 19 de maio de 2015

4 toneladas de camarão são apreendidas aqui na praia do Farol faltando 13 dias para o fim do defeso!


A polícia flagrou cinco pescadores, na tarde desta terça-feira(19), com quatro toneladas de camarão das espécies rosa e sete-barbas, no porto dos barcos aqui na praia do Farol de São Thomé. O camarão ainda estava em cima do barco. O caso foi encaminhado para a delegacia da Polícia Federal(PF/Campos).
O camarão foi capturado no período do Defeso, que segue até o dia 31 de maio para coibir a comercialização e a pesca predatória e dessa forma dando tempo do camarão e outras espécies se reproduzirem.
Os pescadores poderão ser enquadrados na Lei 9.605/98, que pune crimes ambientais.


domingo, 17 de maio de 2015

PGI do Projeto Orla foi homologado por unanimidade e conclusões das ações do Projeto Orla deve ser concluído em cinco anos

O Plano de Gestão Integrada (PGI) do Projeto Orla do Farol de São Tomé foi homologado por unanimidade, neste sábado (16), durante audiência pública realizada na Colônia de Férias da Terceira Idade, na praia campista. Participaram da audiência pública órgãos da Prefeitura e representantes da sociedade civil organizada e dos governos do estado e federal. Também foi aprovado o Comitê Gestor do Projeto Orla. Com isso, Campos é a primeira cidade do Estado do Rio a homologar o PGI.

- O PGI significa um grande avanço com a União para se fazer a gestão compartilhada, tornando possível a Prefeitura promover ações e tomar medidas importantes para o uso da orla. Trata-se de um momento muito especial - destacou o presidente da mesa, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque. O PGI contém um cronograma geral com 21 ações e mais 19 ações e medidas estratégicas.

O Comitê Gestor é formado por sete representantes do Governo Municipal e sete de organizações da sociedade civil. De acordo com a coordenadora do Projeto Orla, Maria Rosa Esteves, com a homologação do PGI, a partir de agora, todo o planejamento na orla da praia do Farol deverá obedecer ao cronograma de ações. O prazo estabelecido para conclusões das ações do Projeto Orla é de cinco anos, em média.

Participaram ainda da audiência pública, o Superintendente de Patrimônio da União, Eduardo Moraes, um representante do Ministério do Meio Ambiente, Marinha, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Secretaria Estadual de Abastecimento e Pesca, sociedade civil organizada e Guarda Civil Municipal, além das Secretarias de Obras, Aquicultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e outras.

sábado, 16 de maio de 2015

População é convidada para participar do primeiro fórum sobre a distritalização aqui da praia do Farol de São Tomé. Confira!

A Associação Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC) convida a população para o "I Fórum sobre a Distritalização de Farol de São Tomé".

O evento acontecerá no dia 26 de maio, terça-feira, às 19:00hs, no Clube Náutico do Farol.

O evento é aberto para o público e contará com transporte gratuito saindo saindo as 18h, dos seguintes pontos:
- Saída do Terminal Pesqueiro, passando pelo Lagamar, Radio Velho e Rodoviária
- Saída do Xexé, passando pela Vila do Sol
- Saída de Mussurepe, passando por Baixa Grande, Santo Amaro, Boa Vista e Vila dos Pescadores.
O retorno segue os mesmos pontos.
Transporte GRATUITO! 

Para saber Mais informações ligue para o número: (22) 998996424

Confirme sua presença e incentive outras pessoas para participar do evento também nesse link: https://www.facebook.com/events/915783981815388/ a onde também pode-se obter outras informações.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida aqui do Farol, participaram de uma videoconferência com alunos americanos.

A grande repercussão de Campos na Campanha Internacional de Busca de Asteroides, realizada em 2014, rendeu mais uma experiência no cenário internacional para os alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida, do Farol de São Tomé. Nesta terça-feira (12), eles participaram de uma videoconferência com alunos americanos de 7º ano (7th Grade), da Escola Sequoyah Middle School, cidade de Broken Arrow (Estado Oklahoma). A campanha contou com a participação de 23 escolas públicas, sendo 16 municipais, e registrou a descoberta de 63 asteroides.

Além de curiosidades sobre como foi a campanha na cidade, os alunos americanos perguntaram qual lua está sendo visualizada na cidade, quais estrelas e qual é a estação do ano. Os campistas também quiseram saber qual o conhecimento dos americanos sobre a cidade e o Brasil, tornando a videoconferência uma ferramenta de aproximação do cotidiano entre as duas cidades.

- Tanto os nossos alunos como os americanos se empolgaram e se interessaram muito pela forma de vida, o que conheciam de cada país. Foi uma experiência muito boa - diz a diretora da Cláudia Almeida, Maria Vitória Gonçalves de Araújo.

A videoconferência foi solicitada pelos Estados Unidos, já que a campanha em Campos foi a maior realizada no mundo inteiro. “Os alunos da Escola Cláudia Almeida se envolveram intensamente na campanha e por isso, tiveram muita experiência para trocar com os alunos dos EUA. Foi um momento muito importante e de grande aprendizado para os nossos alunos”, destaca uma das coordenadoras de Ciências, da Gerência de Ensino Fundamental 2, Carla Sales.

A campanha é uma proposta do programa de busca de asteroides, International Astronomical Search Collaboration (Iasc), com sede nos Estados Unidos, e coordenada pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos. O presidente do Clube, Marcelo de Oliveira, que viabilizou a videoconferência, adianta que os alunos americanos já estão interessados em realizar um novo canal de comunicação com a cidade.

Para a mobilização das escolas municipais, foi feita uma parceria entre o Clube de Astronomia e a Coordenação de Ciências Fundamental 2, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), em que os professores foram capacitados para orientar os alunos sobre como identificar os asteroides e desenvolver a campanha.

Criação de Restinga no Xexé e mudança de local do porto dos barcos serão temas da audiência pública neste sábado no Farol

Neste sábado (16), a Prefeitura de Campos vai realizar no Farol de São Tomé, uma audiência pública com a finalidade de apresentar o Plano de Gestão Integrada da Orla da praia (Projeto Orla). A audiência pública vai começar às 8h30 e será encerrada às 15h, no auditório da Colônia de Férias da Terceira Idade. O plano de gestão integrada foi elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, membros do pré-comitê e pelo curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

- Campos é referência na execução do projeto - destacou o secretário de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque. Podem participar, além dos moradores, as entidades representativas da sociedade civil, instituições públicas e privadas de toda natureza e razões sociais e demais interessados. Fará parte junto à mesa técnica, um representante da sociedade civil, um do governo municipal que compõe o Comitê Gestor e ainda administração pública federal e estadual envolvidas na implementação do projeto orla.

Além do diagnóstico ambiental e socioeconômico, o Projeto Orla tem propostas, como a mudança da estrutura pesqueira para a área do Complexo Farol-Barra do Furado, criação da unidade da restinga no Xexé e outras. As ações e medidas também incluem propostas pautadas na legislação sobre qualidade de vida e proteção do patrimônio material, histórico e cultural dos 28 quilômetros de orla do Farol de São Tomé.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Previsão do tempo impede de barcos e banhistas de entrarem no mar.

A Defesa Civil de Campos mantém estado de alerta aqui na Praia do Farol de São Tomé, diante da previsão de ressaca, com ondas de até 2,30m nesta quarta-feira (13) e de até 2,70m nesta quinta-feira (14). De acordo com o alerta das autoridades marinhas, os pescadores da região somente deverão entrar no mar a partir de sexta-feira (15).

Diante do alerta emitido pela Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, a Defesa Civil entrou em contato com a Colônia de Pesca Z-19, do Farol de São Tomé, e obteve a informação que desde sexta-feira (8) nenhum barco de pesca tem saído para o alto mar, em decorrência da forte ressaca, que provoca ondas bem mais elevadas do que 1,50m, que é a altura limite para que os barcos possam entrar e sair do mar em situação segura.

– A orientação de cautela está mantida pela Colônia de Pescadores. Até o final da tarde desta terça-feira (12) nenhum barco de pesca zarpou mar adentro. A Colônia Pesca foi orientada a não entrar na água, porque a previsão dos institutos de meteorologia é que as ondas vão chegar a 2,70m – informou o subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha.