expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O II Deguste Farol acontecerá durante toda a próxima semana e terá parceria com o Sebrae.

A Secretaria de Trabalho e Renda realiza entre os dias 25 e 29 de agosto o II Deguste Farol, evento que antecede o Festival de Petiscos, que será realizado nos dois primeiros finais de semana de setembro no Farol de São Tomé, dentro do projeto Farol de Todas as Estações. A segunda edição do Deguste será realizada na Colônia de Férias da Terceira Idade e tem o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos de proprietários de restaurantes da praia campista, tanto para o Festival de Petiscos como para o atendimento contínuo aos turistas da praia. O Festival é uma iniciativa da prefeitura, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

- Fortalecer o bom atendimento aos turistas na praia Farol de São Tomé, principalmente, com o advento do crescimento proveniente do Complexo Logístico e Industrial Farol Barra do Furado, é essencial para a economia local – destacou a diretora de Projetos e Convênios da Secretaria de Trabalho e Renda, Mônica Calomeni.

No ano passado, 18 chefs de cozinha locais foram capacitados e a expectativa é que este número aumente. O Deguste Farol vai promover palestras de capacitação em parceria com o Sebrae, de 15h às 16h, além de haver oficinas de 16h às 19h.

- Entre os temas estão “Alimento voltado para sustentabilidade”, “Etiqueta” , “Como se montar um grande evento”, entre muitos outros- pontuou Mônica.

Confira aqui a programação completa do Deguste Farol

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A programação do II Festival de Petiscos aqui da praia do Farol é divulgada e terá Aulas shows com chefs de renome, muita boa música tanto local como nacional, esporte radical e claro, muitos pratos variados de petiscos de 10 restaurantes da praia. Tudo isso em dois finais de semana!

O mês da estação das flores chegará em grande estilo no balneário campista. Nos próximos dias 5 a 7 e 12 a 14 de setembro acontece o II Festival de Petiscos aqui da praia do Farol de São Tomé.

- Estamos movimentando a praia campista em todas as estações do ano e com uma programação voltada para a família, o que movimenta a economia e atrai turistas conforme determinou a prefeita Rosinha. Serão dois finais de semana de muita diversão com o melhor da culinária através de pratos feitos em restaurantes importantes na praia -, disse a presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro

Na sexta-feira (05) ás 19h, acontece a aula show com o chef Guga Rocha, seguido da apresentação do cantor Ângelo Nani e da cantora Joanna. No sábado (06) a partir das 12h, a cantora Maria Fernanda entoa canções autorais e que marcaram a música popular brasileira. Ás 16h, o grupo Forró Didoido anima o público com o melhor do pé de serra.

Os interessados em aprender novos pratos e degustar poderá a assistir à aula show com o chef Gilson Surrage, com início ás 19h. Quem gosta de esporte radical terá a oportunidade de conferir as acrobacias sobre motos do piloto Jorge Negretti e equipe. Fechando a noite, o cantor Oswaldo Montenegro canta e encanta os visitantes com um repertório composto de sucesso de sua carreira.

No domingo (07) o horário do almoço ficará mais musical com as bandas Nosso Lance e Acorde e Cante. Entre as atrações estão os cantores Pedro Mariano, Luiza Possi, Lene Moraes, Felipe Tamy e as bandas locais Red Jack, Segredo de Estado, Quatro Ponto Zero, além dos chefs Jimmy McManis e Alessandro Eller.

II Festival de Petiscos – 2014 (Veja programação aqui)

1º final de semana:


Sexta (05/9):

19h – Aula show com o Chef Guga Rocha

20 h – Ângelo Nani

22 h – Joanna



Sábado (06/9):

13 h – Maria Fernanda

16 h – Forro Didoido

19 h – Aula show com o Chef Gilson Surrage

20 h – Apresentação de moto / acrobacias com Jorge Negretti

22 h - Show com Oswaldo Montenegro



Domingo (07/9):

12 h – Banda Nosso Lance

16 h – Banda Acorde Cante


2º Final de semana:


Sexta (12/9):

19h – Aula show com o Chef Jimmy

20 h – Banda Red Jack

22 h – Pedro Mariano



Sábado (13/9):

13 h – Ed Ébano

16 h – Banda Segredo de Estado

19 h – Aula show com o Chef Alessandro Eller

20 h – Felipe Tammy

22 h - Show com Luiza Possi


Domingo (14/9):

12 h – Lene Moraes

16 h – Banda Quatro Ponto Zero

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Morador daqui da praia do Farol e Vice-campeão brasileiro de bodyboard vai Treinar em Águas Internacionais.

O campista Lucas Viana embarca na próxima terça-feira para uma temporada de treinos nas ondas grandes de Puerto Escondido, no México. Vice-campeão brasileiro de bodyboard na categoria open no ano passado, ele quer aperfeiçoar o estilo e por isto decidiu passar dez dias em solo mexicano. "Vai ser uma experiência única e vou poder aprender e treinar muito em um mar com ondas grandes. Quero melhorar o meu desempenho cada vez mais e este será um desafio muito bom", declarou Lucas, que viaja junto com o amigo e também bodyboard Danilo Coutinho.

Depois que retornar de viagem, Lucas, que é favorecido atualmente pelo bolsa-atleta de Campos e tem apoio da Evo Fins, 5C Bodyboards e Free Rider, além da União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra (UBCS) e disputará a etapa de Rio das Ostras do Circuito Brasileiro de Boadyboard, entre os dias 5 e 7 de setembro. "Vou voltar ainda mais forte e motivado para ganhar a etapa em Rio das Ostras. Espero ter um bom aproveitamento nos treinos para ter um bom rendimento na competição", encerrou o campista, morador do Xexé, no Farol de São Tomé.

Paraíso dos surfistas

Antiga vila de pescadores no estado de Oaxaca, no México, Puerto Escondido vem se tornando nos últimos anos o paraíso dos surfistas na América Latina. Ideal para quem procura a emoção do mar como praticantes de surfe e bodyboard e mergulho.

Puerto Escondido reúne os elementos mais emocionantes do Pacífico mexicano. Suas montanhas para o mar para nadar nas águas azuis profundas, criando uma paisagem fascinante junto com a areia e palmeiras douradas.

Puerto Escondido tem praias para todos os gostos. Surfistas experientes visitam regularmente o local para desfrutar de agradáveis surpresas. Praias inexploradas são procuradas por praticantes do esporte, na esperança de aprimorar ainda mais a prática desses esportes nos treinamentos.

Marinha do Brasil e a Colônia de Pescadores Z-19 deixa alerta sobre a frente fria aqui na praia do Farol de São Tomé.

E o cenário mudou. Casacos, calças e cachecol e na praia do Farol, por causa do mal tempo e graças a uma ventania, a areia quase chegou ao asfalto.

A Colônia de Pescadores Z-19, de Farol de São Thomé, orientou aos pescadores desde a última terça-feira (12) sobre os perigos de entrar no mar para a pesca.

"O mar está bem agitado desde a terça- feira e a previsão é que essa condição permaneça até sábado ou domingo, segundo a Capitania", disse o diretor secretário da Colônia Z-19, Genivaldo Sales da Silva.

A previsão do Serviço de Meteorologia é de que a frente fria que se instalou na região permaneça até o próximo domingo (17), e a temperatura deve cair ainda mais. A rotina também foi alterada no litoral Norte Fluminense. Com o alerta da Marinha do Brasil, de ondas de até 3m em alto-mar, embarcações de pequeno porte estão paradas.

A equipe de O Diário esteve em Farol e foi possível perceber que próximo ao asfalto da Avenida Atlântica havia areia da orla, arrastada pela ventania.

"Está frio demais aqui hoje mais do que ontem (quarta). Uma ventania fora do comum. Só estou na rua, porque sai do trabalho agora e vim a casa almoçar. A maré realmente não está para peixe, e ficar na rua corre o risco até do vento tombar", disse o lanterneiro João Carlos Pereira.
Matéria extraída do site Jornal O Diário e adaptada para o blog.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O verão 2015 poderá não haver shows e nem programação esportiva caso os órgãos competentes não liberem a orla marítima.

A Justiça Federal proibiu a realização de shows na praia de Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A decisão foi divulgada na tarde desta quinta-feira (7). A ação do Ministério Público Federal identificou que os eventos desrespeitam a legislação e causam impactos ambientais.

A justiça condenou o município a deixar de fazer as apresentações sem autorização prévia dos órgão competentes. O motivo é que o local onde fica o palco é área de desova de tartarugas marinhas e a espécie está em extinção.

De acordo com o processo, a partir de agora a autorização deve sair da secretaria do Patrimônio da União, do Inea, Ibama e do Projeto Tamar que protege a reprodução desses animais.


Nota da prefeitura
"A Procuradoria-Geral do Município informa que a referida decisão decorre de uma ação judicial proposta no ano de 2008 pelo Ministério Público Federal em desfavor do Município sobre a realização de eventos culturais, artísticos ou esportivos na orla da Praia do Farol, fixando obrigação referente à necessidade de se obter prévia anuência da Secretaria do Patrimônio da União, do Inea e do ICMBio, assim como autorização prévia das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

O Município ainda esclarece que todas as licenças listadas para a execução desses eventos são obtidas previamente junto aos referidos órgãos, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente as diligenciadas necessárias à obtenção das mesmas junto aos órgãos de proteção ambiental, e quanto aos órgãos de Segurança Pública, ficam a cargo da Secretaria Municipal responsável pelo evento."