expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ave rara encontrada aqui na praia de Farol de São Tomé

Uma ave rara foi encontrada por um biólogo do Projeto Tamar, aqui na praia de Farol de São Tomé, por volta de 7h30 deste domingo (22). O animal da espécie Macronectes Giganteus – conhecido como Petrel-gigante-do-sul - estava debilitado e a empresa responsável pelo resgate por condicionante ambiental foi acionada, mas ainda não havia enviado uma equipe ao local até as 11h40. O pesquisador do Tamar teve auxílio de um ornitólogo para identificar a espécie.

O biólogo responsável pelo Projeto Tamar, Carlos Eduardo Amorim, de 34 anos, contou que encontrou o animal quando realizava o monitoramento de tartarugas marinhas, um procedimento de rotina. De acordo com o biólogo, a ave encontrada é um animal raro, de origem no Hemisfério Sul e encontrado no Brasil, mas em alto mar.

Para identificar a espécie da ave, Carlos Eduardo Amorim teve ajuda do ornitólogo na Universidade Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Davi Tavares, que é especialista em aves marinhas. Após o resgate, o Petrel-gigante-do-sul deve ser avaliado por veterinários. Por Jornal Folha da manhã.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Moradores do Terminal Pesqueiro receberão cursos de qualificação profissional a partir da próxima segunda-feira.

Dentro do Plano Básico Ambiental (PBA) do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, a Secretaria de Trabalho e Renda vai oferecer os cursos de acessórios sustentáveis, customização e artesanato para os moradores do Terminal Pesqueiro, aqui da Praia do Farol de São Tomé. A aula inaugural vai acontecer na próxima segunda-feira (16), às 9h, na igreja da localidade.

A secretária Joilza Range, informou que foi feita uma pesquisa no Terminal Pesqueiro, para saber qual curso de qualificação que os moradores necessitavam.

- Fomos à localidade e, a partir da proposta do PBA, que envolve as secretarias que compõem o grupo de trabalho do Complexo Farol-Barra do Furado, estaremos ofertando estes três cursos, para que os residentes, principalmente as mulheres, possam se qualificar e contribuir com a renda familiar – disse a secretária.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O final de semana vai ser agitado aqui na praia do Farol com: Campeonato de Surf e Festival de Forró


O agito aqui na praia do Farol de São Tomé vai começar na noite de hoje com a primeira noite do 5º Festival de Forró aqui da praia do Farol. O evento começa às 20h, em frente ao Clube Náutico, com a cantora Neiva Brasil. Logo em seguida, o renomado cantor Frank Aguiar se apresenta às 22h, e finalizando a sexta-feira, com a banda local, Catukaí, à meia noite. Na manhã de sábado( dia 7) o agito continua com o primeiro dia de competições da 4ª Etapa do Circuito União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra (UBCS), que é um dos principais circuitos da região que tem atletas divididos entre as categorias Profissional Masculino, Open Masculino, Open Feminino e Sub 16. Ainda no sábado, tem Rogê Rodrigues às 13h, no Lagamar e mais tarde a Íria Oliveira sobe ao palco para começar agitar o púbico às 20h e logodepois é a vez do Trio Forrozão, que promete levar o melhor do forró pé de serra aos moradores e turistas da praia do Farol de São Tomé e finalizando a noite de sábado o famoso cantor da região Zazal e banda finaliza a noiet às 00hs. Na manhã de domingo (8) as competições dão prosseguimento e finalizações do circuito UBCS. O Forró Fala Sério se apresenta no Lagamar aparti das 13h, e encerrando a festa e o agito do finala de semana, o grupo Falamansa sobe ao palco às 21h, em frente ao Clube Náutico.

BR Off Shore confirma os dois empreendimentos a serem instalados Complexo Industrial e Logístico Farol - Barra do Furado

A prefeita Rosinha Garotinho recebeu nesta quinta-feira (5), em seu gabinete, o presidente da BR Off Shore, uma das empresas que fazem parte do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, Ricardo Vianna. Na oportunidade, ele confirmou os investimentos feitos pela empresa, da ordem de R$ 400 milhões, em dois empreendimentos, cujas obras terão início em setembro.
Um estaleiro e um terminal de serviços logísticos vão ser construídos no local, com capacidade gerar 800 empregos diretos. Além disso, empresas periféricas deverão ser instaladas, para o trabalho conjunto com essas empresas, que deverão multiplicar em seis a oito empregos indiretos para cada um dos 800 empregos diretos previstos, dentro de um prazo de cinco anos.
O Terminal de Serviços Logísticos vai ser construído em uma área de 495 mil metros quadrados. O estaleiro vai ocupar 118 mil metros quadrados de área. Os dois empreendimentos já têm licença prévia e aguardam apenas a licença de implantação, já que os projetos executivos estão prontos. A previsão de início das operações, segundo Ricardo Vianna, é para o primeiro semestre de 2016.
- O Complexo Farol-Barro do Furado é hoje extremamente importante para viabilizar os investimentos que estão sendo feitos na exploração de óleo e gás pelo Brasil. Foi esta oportunidade que nos levou a iniciar os nossos projetos em 2010 – declarou o presidente da BR Off Shore.
Ele fez uma visita ao local das obras esta semana e pôde ver o adiantado das obras, o que influenciou na continuidade dos trabalhos de implantação das novas empresas. Na reunião com a prefeita Rosinha Garotinho, ele teve a confirmação dos investimentos que vão ser feitos pela Prefeitura de Campos, para garantir toda a infraestrutura necessária naquela área, para que viabilizar os investimentos.
Rosinha confirmou que o investimento no complexo passou por uma fase de readaptação, já que houve a necessidade de uma completa reformulação do projeto, que se tornou ainda maior. Em outubro do ano passado o novo projeto foi aprovado em reunião em que ela participou em Brasília, com a presença do deputado federal Antony Garotinho, com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati e com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, que resultaram num aporte de R$ 110 milhões para o projeto, que foi redimensionamento para receber navios de maior calado.
- Naquela oportunidade a ministra Ideli Salvati confirmou que o investimento é essencial para o país, o que foi fundamental para que o governo federal investisse um valor ainda maior na viabilização do complexo – afirmou a Prefeita Rosinha.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Acontece neste final de semana o Seminário com palestrantes discutindo os benefícios e desafios de tornar Farol de São Thomé em um distrito

Foto: Divulgação/
Izabela Souza
A praia do Farol não faz parte de nenhum distrito, ele é apenas um bairro e com a intenção de trazer maiores benefícios para a localidade como um simples CEP postal foi que a Associação Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC) resolveram levar essa ideia adiante dando enfase na sua missão de, "Promover a participação cidadã na gestão ambiental, por meio de uma educação crítica e transformadora, em busca de uma sociedade mais justa e sustentável na região da Bacia de Campos."

O evento que tem como objetivo divulgar o projeto de tornar a praia do Farol de São Tomé em um distrito e debater com a população sobre o assunto abordado, promete abordar diversos assuntos na tarde deste sábado dia 07 de junho no Club Náutico do Farol com entrada totalmente gratuita para toda a população.

Confira alguns dos tópicos a serem abordados no Iº Seminário "Participação Cidadã na Distritalização do Farol de São Thomé".

* Maior reconhecimento do poder público (Municipal, Estadual e Federal), ou seja, maior destaque para receber investimentos nas áreas de saúde, segurança, educação, saneamento básico, entre outros, beneficiando assim a comunidade;

* Inclusão de mais aparelhos públicos (Escolas profissionalizantes, hospitais de qualidade, transportes públicos com acessibilidade para todos da comunidade...);

* Maior presença do poder público, via suas subsecretarias e outras repartições, como uma secretaria de pesca, evitando viagens até a sede do Município de Campos dos Goytacazes;

* Mais autonomia política e financeira em relação a sede do Município;

*Definir um CEP para facilitar o envio e recebimento de correspondências, o que hoje é muito confuso e gera muitos problemas a comunidade.